sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sabonetes - Como fazer...

Vamos aprender a fazer um sabonete de glicerina.


Sabonete de Glicerina feito com Base Perolada

Sabonete de Glicerina feito com Base Branca

Sabonete de Gliceirna feito com Base Transparente

Produtos usados
  • Base de Glicerina Branca ou Transparente
  • Essência para sabonete: Desenvolvido especialmente para sabonetes, por não serem demasiado oleosas, fixam com maior intensidade os aromas. 30 ml para 1 k de base de sabonete
  • Corante Alimentício (a base de Água): Indicado pelo baixo índice de alergias que provoca na pele.
  • Álcool de Cereais: Extraído de Cereais, é utilizado na preparação de perfumes, remédios e extratos, dentre outros produtos.
  • Extrato Glicólico: É extraído de ervas ou vegetais, quando adicionado ao produto agem com funções específicas para peles e cabelos. 

 Higiene dos Materias:
O material a ser utilizado deverá ser lavado com água e sabão neutro.

  
Material de Apoio para elaboração:
Panela esmaltada ou de aço inox, forma de alumínio (para banho-maria), balança, faca, molde de silicone ou de acetato, bastão de vidro, colher de inox, copo graduado, termômetro, filme plástico, etiqueta e luvas.


SABONETE DE GLICERINA

  • 200 gr de Base de Sabonete Glicerinada Transparente, Branca ou Perolada.
  • 06 ml de Essência para Sabonete
  • Corante para Sabonete ou corante alimentício à base de água

 Em um recipiente de esmalte, derreter a base de glicerina em banho-maria. Não há necessidade de mexer a base enquanto estiver derretendo.

Quando a base estiver totalmente diluída retirar do banho-maria e, com o auxílio de um bastão de vidro ou colher de inox, mexer a base derretida, afastando a nata que irá criando, em seguida, acrescentar o corante e a essência.

Colocar em formas, após mais ou menos 1 minuto retirar com uma faca a nata que irá se formar no sabonete para ficar com um melhor acabamento. Deixar secar.

Embalar em filme plástico em no máximo duas horas.

Podemos adicionar extratos glicólicos para obtermos uma melhor qualidade nos sabonetes glicerinados, a adição pode ser feita logo após colocarmos a essência na proporção de até 30 ml por kg de base.


 

CROMOTERAPIA



Vermelho: Dá energia e vitalidade. Estimula o sangue e libera adrenalina. Combate resfriados sem febre. Dispensa o cansaço e ameniza dores reumáticas.

Laranja: Tonifica, combate a fadiga, estimula o sistema respiratório e fixa o cálcio no organismo. Aumenta o otimismo.

Amarelo: Estimula o sistema nervoso central, contribui para a regeneração de problemas ósseos, bom para prisão de ventre, potencializa o fósforo e o sódio. Estimula o intelecto.

Verde: Favorece o equilíbrio hormonal, estimula órgãos digestivos, tem ação refrescantes e anti-infecciosa. Alivia a insônia.

Azul: Calmante, analgésico, indicado nas infecções com febre. Atua no sistema nervoso, vasos, artérias e todo o sistema muscular. Combate o egoísmo e traz a harmonia.

Lilás: Ação calmante e purificadora do sangue. Elimina toxinas e estimula a produção de leucócitos. Bom nos casos de pneumonia, tosse seca, asma, irritação da pele e dor ciática. reduz medos e angústias, diminui a irritação.




3 comentários:

  1. Boa tarde! gostei muito do seu trabalho, mas você poderia me dizer se existe algum site onde eu possa comprar formas em acetato?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Gostei dessa receita, achei simples e prática, só ficou faltando dizer quanto de alcool de cereais vai pra essa quantidade de 200g de base de glicerina.
    Obg,
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. Estou fazendo um projeto com meus alunos e eles estão querendo fazer sabonete, sabonete liquido e aromatizante para expor no seminário deles, mas preciso saber para ajudá-los a quantidade de material, por exemplo para fazer 100 unidades de sabonete gasto, qto de base glicerinada, essencia, corante, alcool, etc, nao sei as quantidades para comprar. Voce teria como me ajudar! obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, deixe seu comentário...